Marketing Digital – As tendências para o Marketing Digital em 2015

Marketing Digital - As tendências para o Marketing Digital em 2015

Marketing Digital

Muitas das coisas esperadas pelos profissionais da área de Marketing Digital no final de 2013 sobre 2014 foram concretizadas. Neste ano as redes sociais tiveram mais dinamismo com os eventos e movimentação social, como causas específicas (movimentos culturais), as eleições e a copa do mundo em junho.

Outro destaque foi à grande acessibilidade do Facebook para as pequenas e médias empresas que conquistaram através de anúncios e ações um público fiel para as suas páginas, e a rede social já enfatizou que teremos grandes mudanças e atualizações logo no início de 2015. Através das redes sociais e das ações web as marcas estão conseguindo cada vez mais estar em contato com o seu público e aumentar o seu número de clientes.

Mas o que esperar de 2015 para a minha empresa na web? Confira os seis itens que estarão em destaque no próximo ano:

1. Conteúdo Otimizado
Com a evolução da web, os sites de redes sociais mudaram suas formas de comunicação com foco em relacionamento, para que tenham maior presença e engajamento no ambiente online.

Não podemos esquecer que o usuário também constrói conteúdo para a nossa marca e mais do que isso ele é a ponte para expandir o nosso conteúdo pela web. *Para a pesquisadora Carolina Terra, o que se extrai como lição para as marcas é: conteúdo relevante + planejamento + investimento + relacionamento + diálogo + agilidade.

2. Mobile
Parece obvio, mas vale ressaltar, o mundo está mais mobile do que nunca. Diversas pesquisas já apontaram que as pessoas estão acessando mais a internet pelos seus smartphones e tablets do que propriamente por computadores. Então o foco será para criar anúncios, ferramentas, aplicativos e websites cada vez mais focados para o mobile.
De acordo com a Advertiser Perceptions, os smartphones são melhores do que os tablets para a divulgação de anúncios, pois chamam maior audiência e segmentação. No entanto, os tablets apresentam maior engajamento e experiência do usuário.

3. Imagens e vídeos
O Instagram já é a segunda mídia social preferida por pessoas entre 18 a 34 anos, que chegam a acessar diversas vezes por dia para visualizar e compartilhar fotos e vídeos. Podemos avaliar que isso é uma prova de que o público sente a necessidade de consumir, produzir e publicar. Os vídeos curtos estão ganhando cada vez mais destaque na web e não só eles mais também programas especializados para atrair o seu público alvo no Youtube.
No Brasil, o Youtube é a segunda rede mais acessada, conforme o Serasa Experian.

4. E-commerce em parceria com a loja física
Assim como os jornais e revistas ganharam suas versões digitais e nem por isso estão perto de serem extintos, os empresários estão vendo a oportunidade de expandir o seu negócio sem precisar abrir uma nova filial. Com o e-commerce as lojas podem divulgar os seus produtos para todo o país, e com isso aumentar o seu faturamento.
É claro que ninguém quer perder os seus clientes físicos, e assim como os jornais e revistas não vai. Nada tira o prazer do cliente de ir até a loja, escolher o produto e levá-lo para casa. Mas com os e-commerces as empresas ganharam uma preciosa oportunidade de criar um grupo diferente de clientes que irão expandir a sua marca. Fazendo com que ela ganhe visibilidade para outras regiões fora da loja física.

5. Mais informação e menos auto propaganda
A comunicação das empresas está cada dia mais humanizada e os usuários querem se engajar em marcas que forneçam mais do que propaganda. O usuário quer informação, quer vantagem e quer que a marca seja mais um amigo no seu feed.
A empresa que conseguir humanizar sua marca conquistará mais sucesso na mídia social. Marcas que se envolvem e desenvolvem relações com seus fãs, seguidores e assinantes de e-mail vão obter enormes benefícios. Em 2015, esta tendência se tornará mais forte do que nunca.

6. RP Digital
Muitas empresas já estão investindo em RP Digital. O RP digital é responsável por localizar sites específicos do seu segmento e falar sobre sua empresa na esperança de que esses sites interajam com a sua marca.
Se nesta relação os sites colocarem um link para seu site, você colherá frutos de SEO. Além disso, gera mais leads e relevância para a sua marca.

Faça o seu planejamento estratégico para 2015 e não se esqueça de incluir estes seis itens.