A nova fase da era digital e das mídias sociais

A nova fase da era digital e das mídias sociais

A mídia digital tem tido uma transformação intensa nos últimos meses. No entanto, o mercado ainda tem utilizado técnicas para segmentar audiências com base em perfis demográficos.

Estamos na era do imediatismo e relevância. Impulsionados pelo crescimento do uso mobile (o uso do acesso da internet pelo smartphones e tablets hoje é muito maior do que o acesso tradicional pelos computadores), como grande parte diária das nossas vidas, estamos cada vez mais dependentes de informações para tomar decisões diárias seja em casa ou no trabalho.

Nesse novo cenário, as marcas precisam entender os interesses imediatos dos seus consumidores, o contexto e suas expectativas, tudo em tempo real. Enquanto muitos anunciantes estão focando na segmentação site-centric, ou investindo muito em DMPs e dados de comportamento – mesmo que seja necessário continuar a ser feito – têm se esquecido de que dados de navegação com base em cookies, por exemplo, estão ultrapassados. É preciso começar a definir um perfil em sua personalidade geral, mas isto não é algo relacionado aos seus interesses atuais e intenção de compra.

Ao investir em tecnologias de mídia programática contextual, os anunciantes podem escolher a melhor forma de alcançar a audiência, no momento mais adequado e com a mensagem certa. É preciso, antes de mais nada, identificar os momentos-chave para os consumidores, além de se manter “open-minded” e, o mais importante, testar e aprender. A análise programática do conteúdo do vídeo, por exemplo, para colaborar com o levantamento de insights sobre a audiência e a identificar os interesses-chave dos consumidores.

A compra por programática pode também ajudar as marcas a tornarem-se mais relevantes para os consumidores com base em dados contextuais, como localização, tipo de vídeo assistido, horário do dia, clima e multitelas. Isso é possível devido às tecnologias que permitem adicionar o que é relevante para o consumidor em tempo real.

Considerando ainda que a preferência dos consumidores não é sempre clara, especialmente quando o target é grande e complexo, a compra programática e o teste criativo são boas formas de mensurar o impacto em campanhas digitais, responder rapidamente e falar com audiências específicas com base no que mais interessa a elas em cada momento de suas vidas.

Fonte: Lara Krumholz ( DynAdmic) via Proxxima