10 tendências do marketing digital para 2016

10 tendências do marketing digital para 2016

No ano anterior falamos das tendências da web para 2015 e muitas delas se concretizaram. A nossa equipe separou agora o que a sua empresa deve ser preparar para investir para o ano de 2016.

1. Invista em vídeos
Os internautas estão cada vez mais consumindo vídeos, principalmente vlogs no youtube e vídeos curtos no instagram. Hoje os chamados “vlogueiros” viraram celebridades e as marcas não estão ficando de fora, diante deste fato. Com o conteúdo na web cada vez mais rápido e móbile, as empresas estão buscando o usuário através de vídeos institucionais ou com objetivo “viral” na web.

2. A Era mobile já chegou
Em 2015 o Google já anunciou que o tráfego móvel ultrapassou o de desktop em 10 países. A propaganda precisa se adaptar às características do novo usuário que tem acesso a celulares ou tablets em qualquer lugar e em qualquer momento do dia.
Seu website deve ser pensado para o novo público, facilitando a navegação de forma rápida e eficiente.

3. Novas ferramentas digitais para otimizações e buscas
O Search Engine Optimization (SEO) e o Pay-Per-Click (PPC) são duas estratégias muito utilizadas para garantir que o seu site seja visto por milhares de visitantes previamente desconhecidos nos buscadores (em principal o Google). Mas com o aumento de assistentes digitais e novos aplicativos, outras estratégias estão sendo apontadas para evoluir essas técnicas. Assistentes digitais como Siri e Cortana, que utilizam motores de busca tradicionais somente quando necessário para encontrar informações, possivelmente serão o novo futuro das buscas na web mobile.

4. As Tendências de conteúdo, mídia e mercado
Independente do segmento do seu negócio é importante ficar atento às tendências do mercado. Os segmentos como, gastronomia, beleza, bem estar e fitness, empresas de pequeno nicho (ou nicho especializado, exemplo: empresa de doces para quem tem intolerância à lactose ou empresa que vende comida vegetariana para cães e gatos) e empresas com cara de pequeno negócio continuam em alta e provavelmente isso será intensificado em 2016.

5. Aplicativos simples e de mensagens instantâneas
Os aplicativos de troca de mensagens estão se tornando novas mídias sociais, por a sua facilidade e rapidez entre os usuários da web. Investir ou se inspirar em mensagens de instantâneas e rápidas no seu website ou no seu aplicativo podem funcionar muito bem para os seus clientes.
Além disso, aplicativos simples de apenas uma ou duas funções também estão sendo intensificados pela simplicidade que o torna uma ferramenta prática e rápida.

6. Automação do Marketing
A automação de marketing não é novidade, mas mesmo assim, tem sido cada vez mais utilizado no mercado, por possuir um processo mais fácil e acessível o suficiente para qualquer comerciante com um modesto orçamento fazê-lo.
É necessário ter conhecimento especializado para lidar com automação e não transformar suas interações em algo completamente mecânico demais. Usando de inteligência e alguns insights que lhe serão fornecidos durante o processo de implementação, pode-se usar a automação como forte aliada na hora de entregar e receber informação como parte do funil de vendas.

7. Maior uso de dados de clientes e atendimento personalizado
As empresas estão criando novas formas de encontrar e usar dados dos clientes para promover a marca. Como as conexões eletrônicas deixam rastros, os profissionais estão se especializando em usar estes dados dos clientes para gerar negócios. O uso das redes sociais ou a localização do Smartphone irão originar ações de marketing precisas para promover produtos em loja, ampliar os programas de fidelidade, aumentar o tráfego em locais específicos e assim por diante. Atualmente, os novos aparelhos e softwares para ponto de venda já integram várias fontes de dados com origens diferentes, inclusive mídias sociais e GPS, facilitando o trabalho de marketing para as ações de divulgação segmentadas.

8. O crescimento do Marketing de Conteúdo
Os conteúdos são instrutivos e segmentado criando uma ligação com os visitantes na busca de informações. Os conteúdos otimizados e focados no usuário, não apenas aumentam a visibilidade e o conhecimento da sua marca, como também criam uma boa reputação, uma autoridade para o seu negócio.

9. A otimização da Publicidade online
Os anúncios na web estão cada vez mais segmentados para o público que você deseja atingir, sendo possível até mesmo criar anúncios personalizados e otimizados para atingir seus possíveis clientes. O redirecionamento de anúncios (retargeting Ad) também tem crescido muito no mercado onde através de cookies o navegador rastreia os sites que a pessoa visitou e fica mostrando para você em forma de anúncio.

10. O crescimento dos pequenos negócios na web
Com a dificuldade crescente de movimentação nos grandes centros e o aumento de pequenos e médios empresários no país, o comércio local ganhará força crescente também na web. O comércio tem aumentado sua capilaridade e irão fortalecer as comunidades, principalmente as vizinhanças. Operar estratégias de marketing local e se relacionar bem com a comunidade, podem ser intensificadas neste próximo