Por que as empresas precisam de engajamento na web?
O Engajamento Social se tornou prioridade nas estratégias de marketing digital
No dicionário engajar significa colaborar, participar, angariar, atrair e entre outros sinônimos. No marketing digital ouvimos muito falar em engajamento, principalmente em relação às redes sociais, esse resultado é conquistado através de muito trabalho de marketing de conteúdo, unido à experiência positiva do consumidor com a marca e não apenas em números de curtidas, comentários e compartilhamento.
O engajamento, seja em qual forma for trabalhado na web, tem um papel importante, pois sinaliza se seus potenciais clientes estão interessados no seu website e no conteúdo que você fornece nos seus canais de comunicação, através deste trabalho é que você forma e identifica o seu público alvo em potencial e transforma conteúdo divulgado em leads para o seu negócio. Quando o usuário se identifica com o seu conteúdo, ele comenta, curte, compartilha e principalmente adquire o seu produto ou serviço.
Ao contrário do que muitos acham o engajamento não vem da noite para o dia, é um trabalho que cresce com o tempo e que deve ser trabalhado diariamente (assim como uma árvore que deve ser cuidada para crescer e gerar frutos).
O engajamento também varia de acordo com o perfil, objetivo e necessidade da empresa.
O que funciona para um segmento e um público pode não funcionar para o outro e vice e versa, e também varia de acordo com a mídia digital, por exemplo: Para aumentar a quantidade de comentários no seu blog ou website, uma das maneiras é facilitar a interação é pedindo a opinião da pessoa sobre o assunto que você abordou e facilitar para que ela faça isso, diminuindo os campos do comentário ou deixando em evidencia os botões para compartilhamento.
Disponibilizar conteúdos interessantes e informativos é essencial para todos os tipos de engajamento, uma vez que o visitante não vai interagir com a sua marca se não encontrar algo que o motive e os ajude em seu cotidiano. Os conteúdos, nas suas mais diversas maneiras (infográficos, vídeos, webinars, e-books, blog posts, etc), serão excelentes ferramentas para criar e instigar essa interação. Sendo assim, desenvolva-os sempre focados na sua buyer persona, nos seus desafios, dúvidas, objetivos e problemas.
E lembre-se em ter um objetivo, criar um planejamento, desenvolver um conteúdo de excelência e ter paciência para colher os frutos do seu trabalho. Se você precisa de ajuda para conquistar engajamento nas suas ferramentas digitais, conte com a nossa equipe de especialistas em marketing de conteúdo.
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