A importância da curadoria de conteúdo para as empresas na web

A importância da curadoria de conteúdo para as empresas na web

A cada 60 segundos, 168 milhões de e-mails são enviados no mundo todo, 600 vídeos são postados no Youtube, e 1500 textos são postados em blogs, segundo informações obtidas recentemente pela Go-Globe.com.

Na era da informação é de extrema importância para as marcas gerarem conteúdo relevante na web. No entanto, não é difícil perceber que estamos cada vez mais cercados de informações por todos os lados, principalmente com o advento das mídias sociais, e é comum encontrarmos pessoas com dificuldades para administrá-las e organiza-las.
Quando você fala com o seu público na web, você acaba tendo duas opções para gerar o seu conteúdo na web, ou você cria o seu próprio conteúdo ou você replica informações do seu segmento.
Se você escolher replicar informações relevantes para o seu público, é de extrema importância você apostar em uma excelente equipe para curadoria de conteúdo. A curadoria envolve a segmentação e a filtragem de conteúdo para posterior envio para os seus canais e compartilhamento de canais acessíveis.
Diante dessa massificação de informações disponíveis, é preciso ter cuidado para que haja compatibilidade entre o material fornecido, o perfil do público, e as atividades e valores da sua empresa.

O início da curadoria é a pesquisa dessas informações, que consiste no acompanhamento de notícias e artigos e na identificação das melhores fontes. O uso de alertas do google e RSS feeds de blogs relevantes também podem ser de extrema utilidade para se manter constantemente atualizado.
A segunda etapa é a contextualização. Como já dito, é importante que se dê um sentido ao que é publicado, de acordo com os interesses da empresa e o perfil do público-alvo.
E a terceira e última é a compartilhar, adequando o conteúdo ao conceito e comunicação da sua empresa.
Desenvolver conteúdo novo no volume que o seu negócio precisa é um desafio para muitas empresas, seja por não ter a mão de obra disponível ou por falta de orçamento disponível.
Com a curadoria de conteúdo relevante para a sua estratégia, é possível achar mais informações relacionadas a sua empresa e que serão úteis para o engajamento com os seus clientes e prospects.

Informações: Marketing de Conteúdo