Storytelling: como as marcas utilizam histórias para atrair a atenção de seus clientes

Storytelling: como as marcas utilizam histórias para atrair a atenção de seus clientes
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Uma boa história empresarial ou publicitária faz uma conexão emocional entre o emissor da mensagem e o destinatário da comunicação, produzindo sensações diferentes.
Algumas vezes, mais do que isso, consegue alcançar algo muito importante na área do marketing empresarial: criar o remembering da marca.
O Storytelling é utilizado como uma estratégia para dar vida a um negócio, sendo que o mundo contemporâneo, online e hiper conectado, proporciona uma grande possibilidade de meios para fazer chegar a nossa história a diferentes consumidores, de proveniências diferentes.
Assim, contar uma história que chegue a distintos destinos hoje não depende mais de um meio de massa como rádio ou televisão. Depende da sua imaginação – e de saber como utilizar os canais da internet.
Como desenvolver o Storytelling
Uma história para um negócio pode ser contada de inúmeras maneiras, mas só será relevante se criar uma identificação com o seu público-alvo.
Uma das formas utilizadas para identificar o público é por meio de personagens, que são criados à inspiração dos consumidores. De preferência, em uma situação cotidiana em que o consumidor também passaria. Ou em uma posição que o consumidor gostaria muito de estar.
Se você tem um negócio, reflita sobre como passar uma história sedutora para o seu público. Pense se o seu cliente tem um perfil mais sério, mais divertido, mais conservador ou mais descolado, e confira se a narrativa está condizente com as suas necessidades e expectativas, sejam elas psicológicas ou sociais.
Em um mercado saturado de informações, um roteiro com desenvolvimento de eventos é cativante, podendo ser utilizado como o gatilho para prender a atenção dos consumidores. Se houver uma boa mensagem simbólica no fundo, pode conseguir passar a imagem que a empresa tanto deseja sobre o seu posicionamento.

Informações: Ideia de Marketing


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